Como fazer PPCI: um alvará dos bombeiros

Como fazer PPCI: um alvará dos bombeiros Como fazer PPCI: um alvará dos bombeiros

Você sabe o que é PPCI? Esse é um documento exigido às indústrias, às empresas e até a lugares de reunião pública a fim de saber se esses lugares têm iniciativas para prevenir incêndios e se tem condição de combate-los.

O principal objetivo do projeto PPCI, que tem de ser elaborado dentre os documentos iniciais da empresa, é de proteger as pessoas que trabalham na empresa e os outros imóveis ao redor. Afinal, quando uma fábrica de gases explode, por exemplo, existe a possibilidade de o fogo se alastrar para os imóveis da mesma rua ou da mesma quadra, além de todos os malefícios causados pela inalação de fumaça.

Vale dizer que o PPCI deve ser feito considerando as diferentes classes de incêndios e aquelas que são mais possíveis de acontecer em determinada empresa. Por exemplo: uma empresa que usa magnésio na produção tem de providenciar a prevenção contra incêndio classe D. Cada classe de incêndio tem um nível de perigo, seja de alastramento, de explosão, etc. 

PPCI significado 

Seu significado é Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios e, sendo assim, ele deve mostrar ao Corpo de Bombeiros que o local conta com todos os apetrechos necessários tanto para impedir que os incêndios aconteçam quanto para não os deixar se alastrar.

O projeto PPCI deve trazer algumas coisas, como: saídas de emergência, sinalização, sprinklers, hidrantes e outros. É primordial que esse projeto só mencione as coisas que a empresa de fato tem para a prevenção de incêndios, já que o Corpo de Bombeiros confirmará tudo por meio de vistoria.

Inclusive, isso faz com que algumas pessoas confundam o PPCI com o AVCB corpo de bombeiros, mas tratam-se de coisas distintas. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é um outro documento que também serve para garantir a segurança, sendo preciso providenciar um projeto técnico. 

Como elaborar PPCI

Desenvolver um projeto de PPCI é complexo e somente pessoas habilitadas devem fazê-lo. O perfil do profissional que pode redigir esse projeto é o seguinte:

  • Ter capacitação para fazer a Anotação de Responsabilidade Técnica, conhecida como ART;
  • Estar credenciado no Conselho Geral de Engenharia e Agronomia.

Vale ressaltar que esse ART também é pedido pela Prefeitura quando se solicita um alvará de funcionamento. Outra observação: nem sempre o Corpo de Bombeiros vê como suficiente as medidas de prevenção e combate a incêndios adotados pela empresa. Se for o caso, será pedido algumas adequações. 

É preciso um especialista para fazer o projeto bombeiros PPCI? 

Sim, é necessário um profissional com as características citadas acima para fazer o projeto PPCI. Todavia, uma opção é contratar um profissional do ramo de Segurança do Trabalho, como um técnico; normalmente, ele também possui os conhecimentos sobre prevenção e combate a incêndios.

Contudo, não serve qualquer técnico em Segurança do Trabalho: o projeto de PPCI só pode ser redigido por alguém com essa formação se essa pessoa estiver registrada no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura/ CREA, indicando-se pedir o número da carteirinha.

Leia mais artigos acessando nosso blog.