Portal do Empreendedor mostra informações simplificadas sobre como abrir uma empresa

Portal do Empreendedor mostra informações simplificadas sobre como abrir uma empresa Portal do Empreendedor mostra informações simplificadas sobre como abrir uma empresa

Quem já pensou em abrir microempresa também já teve a seguinte dúvida: como fazer CNPJ? É bastante comum que pessoas que querem saber como abrir uma empresa tenham a certeza de que tudo é bastante complicado, que só indivíduos mais experientes ou com dinheiro conseguem preparar toda a documentação, etc.

Nada disso é verdade: é claro que, sendo realista, abrir empresa é um processo com diferentes etapas e que envolve certo trabalho. Contudo, o fato de abrir um negócio ser trabalhoso não significa que seja praticamente impossível, como se dissemina por aí.

O Portal do Empreendedor, inclusive, é um dos responsáveis pelo processo de abertura de empresa ficar mais acessível para pessoas de todos os tipos e com todos os graus de conhecimentos.

Por meio dele, abrir CNPJ, por exemplo, fica mais rápido. Há orientações relacionadas aos setores de atuação que estão liberados, direitos e deveres desse tipo de empreendedor, dicas fornecidas pelo Corpo de Bombeiros e outras facilidades.

Se você quer saber como abrir uma empresa, mas não sabe ao certo o sistema de tributação a escolher ou se vale a pena ser Microempreendedor Individual (MEI), acompanhe este artigo para descobrir.

Como abrir uma empresa individual

A maior utilidade do Portal do Empreendedor é exatamente esta: ajudar quem quer abrir uma empresa individual ou quem está interessado em descobrir como abrir uma microempresa.

Quem acessa o Portal do Empreendedor não é obrigado a abrir um negócio imediatamente: esse site também funciona para orientações sobre criar CNPJ, o que significa ser MEI e muito mais.

Acessando aqui, é preciso somente clicar em “Formalize-se” para ver todas as informações que o governo federal concede sobre esse regime de tributação. Na aba “Quais são os direitos e obrigações”, os futuros microempreendedores têm uma explicação detalhada do que podem fazer sendo MEI.

Leia também:  Como abrir uma empresa?

Como ter um CNPJ sendo MEI

Uma boa notícia para quem está pesquisando como abrir uma empresa e se interessou pelo sistema MEI é que ele permite a abertura bem fácil de um CNPJ. Isso porque esse regime de tributação foi criado para que pessoas com menos condições também possam se formalizar e ter acesso a direitos previdenciários e trabalhistas.

Por isso, pessoas leigas, que não sabem lidar com a criação de CNPJ da forma tradicional e mais burocrática, podem usar o Portal do Empreendedor para gerar essa documentação.

Depois de clicar em “Formalize-se”, o empreendedor encontrará novamente essa opção e deve clicar nela. Na próxima página, ele tem de criar um cadastro no Gov.br usando o seu CPF, ou seja, o CPF de quem responderá pela microempresa.

Seguindo as orientações seguintes, será possível gerar um CNPJ de forma mais fácil. Porém, antes de se tornar um MEI, é preciso não esquecer do seguinte: nessa forma de tributação, é proibido ter mais de um funcionário, além de ser proibido ter um sócio.

Por fim, quem se registra como MEI não pode ter faturamento maior que R$ 81.000 a cada ano.

Leia mais no blog.