Saiba Como Criar Rotinas para Manter a Casa Sempre Organizada

Saiba Como Criar Rotinas para Manter a Casa Sempre Organizada Saiba Como Criar Rotinas para Manter a Casa Sempre Organizada

Manter a casa organizada nem sempre é uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Principalmente quando trabalhamos fora e parece que não temos tempo para atividades rotineiras de organização.

Por isso, a palavra de ordem é praticidade, e é muito importante que você evite tarefas desnecessárias e comece a criar o hábito de organizar seus pertences. Assim, além de manter a casa organizada de forma muito mais fácil, você ainda encontrará rapidamente tudo o que precisa.

Saiba Como Criar Rotinas para Manter a Casa Sempre Organizada

Se você também tem dificuldades para manter a casa organizada, veja essas dicas que separamos!

Organize o quarto logo ao acordar

Crie o hábito de arrumar a sua cama todos os dias e assim que você levantar: esse é um truque rápido, mas que já ajuda a mudar a atmosfera do ambiente, dando uma sensação maior de ordem.

Além disso, evite deixar vários itens jogados sobre bancadas, escrivaninhas ou outros móveis. Objetos à vista e desorganizados ajudam a criar uma atmosfera pesada e de caos. Para evitar isso, comece a criar o hábito de sempre guardar todos os itens após o uso.

Não se esqueça de manter o guarda-roupa organizado, afinal, não adianta simplesmente colocar tudo dentro do armário se a bagunça continua lá (estando apenas escondida).

Uma boa dica para deixá-lo mais funcional é organizar as peças por categorias (como roupas para o trabalho e para o lazer), por estação do ano (usando as da época na altura dos seus olhos) e até mesmo por cores. Encontre a organização que mais funciona no seu dia a dia.

Deixe o ambiente da sala mais leve

Evite muitos enfeites, fotografias e bibelôs que podem ser difíceis de manter organizados e ainda pesam no ambiente quando em excesso.

Outra dica importante na hora de decorar a sala é buscar por móveis multiuso – ou seja, aqueles que possuem múltiplas funções, como uma estante que tenha um espaço para os livros, por exemplo. As prateleiras e nichos também ajudam a criar mais espaço.

Limpe os objetos e utensílios da cozinha logo após o uso

A principal dica para manter esse cômodo organizado é sempre limpar tudo após sujar, evitando o acúmulo de louças e outros objetos sobre a pia e a bancada.

Quando terminar de lavar a louça, por exemplo, já vá enxugando as peças e colocando-as nos seus devidos lugares. Retirar o lixo com frequência também ajuda bastante!

Sempre arrume os cômodos para manter a casa organizada

Dê sempre uma “olhada” geral e se certifique de que o ambiente não tem nenhum objeto que não pertence a ele. E, se houver, guarde o item onde o retirou e evite deixar objetos espalhados pela casa.

Evite o acúmulo de itens sobre a pia do banheiro

Sempre que possível, tente organizar os seus objetos (como escovas de dente, cremes de cabelo, maquiagem e outros) dentro de gavetas e armários. O mesmo vale para o interior do box. Invista em prateleiras e nichos que ajudem a organizar todos os pertences, sem acumular.

Jogue fora o que não usa mais

Isso vale para todos os ambientes da sua casa. Se você não usa mais determinado item, livre-se dele, seja jogando fora ou separando para a doação. Ficar acumulando papéis, roupas e outros pertences só ajuda a aumentar a bagunça.

Deixe os itens que mais usa sempre à mão

Sabe aqueles itens que você usa todos os dias? Certifique-se de que eles estão em um local acessível e fácil de serem retirados e guardados. Assim, você evitará deixá-los jogados pela casa.

Com essas dicas já está mais fácil manter a casa organizada, não é verdade? Então descubra como organizar qualquer ambiente em apenas 10 minutos e facilite ainda mais a sua rotina!