Avaliação física: o que é e como é feita

Avaliação física: o que é e como é feita Avaliação física: o que é e como é feita

Você que faz atividade física, já fez sua avaliação física? Se sua resposta foi não, você precisa repensar isso.

Agora, se você ainda não começou a fazer atividade física e pretende começar em breve, preciso te alertar que antes de mais nada você deve fazer uma Avaliação Física.

Avaliação física e prescrição de exercício andam lado a lado, de mãos juntas. Um programa de avaliação física bem feito irá nortear todo planejamento que o seu treinador, ou personal, irá realizar para você.

De uma forma geral, a avaliação está relacionada a identificar o condicionamento físico do indivíduo, é dessa forma que podemos observar a importância da avaliação física para a prática de atividades físicas.

Vamos ficar mais por dentro desse assunto?

O que é uma Avaliação Física?

A Avaliação física é um estudo, uma análise, uma avaliação, propriamente dita, do condicionamento físico do indivíduo de uma forma geral, para poder então ser passado um planejamento de treino para ele. Dessa forma, são realizados testes antropométricos, que irão medir a composição corporal, podendo também ser usados testes ergométricos que servirão para classificar a aptidão física da pessoa.

Dessa maneira, corresponde ao ponto inicial para começar um bom programa de treinamentos. Assim, a pessoa irá sair do sedentarismo e poder, então, melhorar a própria qualidade de vida.

Com uma avaliação física completa, é possível saber a real capacidade e possibilidade de praticar cada modalidade de exercício físico, com total segurança.

Como é feita uma Avaliação Física?

Tanto a Avaliação Física online como a Avaliação Física em academia, geralmente é agendada previamente.

De início é feita uma Anamnese, ou seja, um questionário para verificar os hábitos da pessoa, incluindo alimentares, histórico de saúde e prática de atividades físicas. Além disso, também devem ser feitas perguntas sobre existência de doenças na família, cirurgia ou lesões.

Uma Avaliação física pode ser feita medindo os seguintes parâmetros:

  • Massa Corporal
  • Determinação da Estatura
  • Perímetros Corporais
  • Medição das dobras cutâneas

Determinando a Massa Corporal

Teste realizado com o indivíduo de pé, como a menor quantidade de roupa, por exemplo, de biquíni ou sunga. Assim, sobe-se na balança, que por sua vez pode ser digital ou até mesmo de bioimpedância que já irá informar outros dados importantíssimos além do peso.

Determinando a Estatura

A Estatura correta é a medida da distância entre a planta dos pés ao vértex – ponto mais alto da cabeça. Quem será avaliado deve estar descalço com os braços para baixo, posicionado de forma ereta e olhando para frente.

Determinando os Perímetros Corporais

O perímetro é o contorno que delimita a região a ser medida, por exemplo:

  • tórax
  • braço
  • antebraço
  • abdômen
  • quadril
  • coxa
  • panturrilha

Determinação da Espessura das Dobras Cutâneas

Essa parte é importante para realizar a mensuração do percentual de gordura. É um método bem seguro e confiável.

Conclusão

Como você pode observar, a importância da avaliação física é nítida e totalmente necessária para alguém que deseja começar a realizar atividades físicas. Se você busca realizar uma, existem até mesmo avaliação física grátis, se informe.

Ficou alguma dúvida? Não deixe de comentar e para ler mais artigos como esse acesse nosso blog.